sábado, 17 de abril de 2010

Medidas educativas geram polêmica

Durante a semana, enquanto assistia a telejornais, vi uma repostagem que falava sobre uma medida educativa que as escolas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, estavam tomando.
Como não consegui assisti a reportagem toda, resolvi procurar na net, e foi com espanto que li que a medida, ou medidas educativas aplicadas nos jovens daquela cidade estavam gerando polêmica sim, mas apenas entre eles mesmos.
Vou postar a reportagem, assim poderão tirar suas próprias conclusões.
Eu particularmente gostei das medidas que estão sendo tomadas por lá, afinal, enquanto nossos jovens se sentirem impunes por tudo que fizerem, vão continuar na mesma linha, sem limites, sem conseguir viver em sociedade, já que para viver em sociedade é preciso cumprir e aceitar as regras impostas.
*****************************************
*****************************
Reportagem:: Escolas reduzem violência com medida polêmica em MS - Alunos indisciplinados lavam louça e banheiros. Atividades foram introduzidas em 52 instituições.
As escolas de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, conseguiram reduzir em 60% a violência, em apenas um ano, com aplicação de medidas consideradas polêmicas pelos alunos, mas aprovadas pelos pais.
Para punir os estudantes indisciplinados, escolas das redes públicas e particular fazem os alunos lavar banheiros, pratos e talheres, distribuir merenda e limpar o local onde estudam.
As atividades foram introduziadas em 52 estabelecimentos do ensino fundamental, que reúnem um total de 8 mil dirigentes e professores. As práticas, que entraram em vigor em maio do ano passado, são apontadas como responsáveis pela redução da violência escolar.
O autor desse método é o promotor da Infância e Adolescência, Sérgio Fernando Harfouche. O método pune os indisciplinados com tarefas obrigatórias dentro da escola.
O promotor reconhece que a medida não é simpática, mas afirma que ela tem dado "ótimos resultados". "Crianças não são bandidos, são indisciplinadas."
Os principais problemas registrados com crianças e adolescentes de 11 a 14 anos são desacato e agressão ao professor, ameaças e brigas, até mesmo já foram registradas tentativa de homicídio.
(ler reportagem toda www.g1.globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário